Balsa facilitará vida de quem necessita escoar produção na região do Passarão – reprodução TV Assembleia
Os deputados Armando Neto (PL) e Coronel Chagas (PRTB) participaram da inauguração da nova balsa do Passarão, que faz a travessia do rio Uraricoera e interliga Boa Vista, pela zona rural, a mais de 27 comunidades do Baixo São Marcos. O evento ocorreu neste sábado (13) com a presença de autoridades e moradores do entorno.
Centenas de famílias e produtores rurais que vivem na região serão beneficiadas com o equipamento. Moderno e mais espaçoso, ele tem capacidade para transportar até 15 carros e facilitará o deslocamento e o escoamento da produção de agricultores da região.
Segundo Coronel Chagas, há pelo menos 50 anos os moradores da região passam por dificuldades para escoar a produção, uma realidade que começa a ser alterada com a entrega da nova embarcação.
“Muitas comunidades precisam fazer essa travessia diariamente devido à produção agrícola de farinha, melancia e outros produtos que precisam escoar. A antiga balsa vivia com problemas, e agora o governo do Estado resolveu isso”, disse.
Armando Neto ressaltou o compromisso da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em fiscalizar a aplicação do dinheiro público em melhorias para a sociedade, assim como a entrega da balsa que agora atende aos moradores dos municípios de Uiramutã, Normandia e parte de Pacaraima.
“É um direito nosso como contribuinte, temos obrigação de fiscalizar o governo neste contrato com responsabilidade e ética. O Estado faz a parte dele e a Assembleia está lá para auxiliar a trazer um patrimônio desses”, apontou o parlamentar.
Moradora de Vista Alegre, Leoma Ferreira cursa direito em Boa Vista e lembra das dificuldades enfrentadas para sair da comunidade. Ela destacou que muitas vezes precisou ficar na capital por não ter como voltar para casa.
“Era muito difícil, pra gente que estuda, ir pra aula. Agora essa balsa nova está bonita, grande, dá até gosto de sair e voltar”, afirmou.
De acordo com o governador Antonio Denarium (Progressistas), a entrega do equipamento atende a um pedido antigo das comunidades. Ele ainda informou que a construção de uma ponte está em processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
“Estivemos semana passada em Brasília, nos ministérios, solicitando anuência da Funai [Fundação Nacional do Povos Indígenas] e do Ibama. Tão logo a ponte fique pronta, teremos ainda mais segurança para escoar a produção”, garantiu o governador.
Texto: Isabela Bastos
Foto: Reprodução TV Assembleia
SupCom ALERR